07/11/19

Experiências

Via We Heart It

Acredito que tudo aquilo que vivemos, em especial as coisas e as fases menos boas, constituem experiências. Formas de a vida nos mostrar que não devemos cometer aquele mesmo erro ou tomar aquela mesma decisão. Cada experiência vem com uma aprendizagem, uma lição. Cada experiência faz-nos crescer. Acrescenta-nos sempre algo, desenvolve-nos enquanto pessoas. Por vezes, molda-nos e transforma-nos, muda-nos.

Passei os últimos quatro meses a trabalhar numa companhia aérea, e praticamente dois meses antes disso a ter formação para tal. Ter estado do lado que não o do passageiro fez-me ter uma noção totalmente diferente do mundo da aviação. Fez-me ver que é mais duro, mais stressante, mais louco e mais desorganizado do que aquilo que parece. Que os atrasos dos voos não são culpa da companhia – por vezes podem ser culpa de uma única pessoa que resolve chegar atrasada à sala de embarque. Que as pessoas que viajam podem ser muito desagradáveis – entre outras coisas que prefiro não mencionar –, e por vezes sem motivo algum. Fez-me ficar com receio de planear alguma viagem, especialmente devido a atrasos relacionados com avarias nos aviões – que nunca sabemos quando poderão acontecer –, devido à possibilidade de perder um voo de ligação – que é o mais provável quando o primeiro voo sai bastante depois da hora estipulada – e devido à possibilidade de não receber a minha bagagem de porão no destino – que, sim, acontece mais frequentemente do que se pensa. Isto também me leva a querer levar exclusivamente uma mala de cabine nas próximas viagens, mesmo que não vá numa low-cost.

Quando penso, no entanto, em aspectos desta experiência que me acrescentaram algo e me fizeram crescer e evoluir enquanto pessoa, bem, não consigo encontrar nenhum. E isso é demasiado estranho. Sempre consegui encontrar algo de bom, alguma lição valiosa ou alguma aprendizagem para a vida em todas as experiências menos boas que tive até agora. Não encontrar nada quase faz parecer que a experiência não passou de uma perda de tempo. Apenas me vi a retroceder.

Parecia um déjà-vu. Parecia que estava novamente na universidade, numa turma pequenina onde não me conseguia integrar lá muito bem e onde não conseguia ter tanto à-vontade. Parecia que os colegas mais velhos eram os abutres trajados das praxes, de quem uma pessoa estava sempre com um certo receio e de quem se sabia que o mais certo era ouvir alguma boquinha. Parecíamos os caloirinhos ou os estagiários que fazem aquilo que mais ninguém quer fazer. Eu vi-me a ser novamente uma miúda tímida e pouco segura. Quando tudo o que queria era ter saído da minha zona de conforto, fazendo algo que nunca fiz e arriscando em algo novo. E estava tão entusiasmada em relação a isso, achando que, finalmente, estava no bom caminho e que as coisas iam começar a correr bem.

Mas parece que tudo o que aprendi com esta experiência, para além de todas aquelas tretas sem importância sobre aviação que disse acima, foi que, em primeiro lugar, não vale a pena forçar-me a trabalhar com pessoas e a gostar de pessoas, porque, quanto mais dias se passavam e quanto mais eu lidava com o público, mais me apercebia do quanto detesto pessoas. É tão mau dizer-se que não se gosta de pessoas; no fim de contas, somos todos pessoas, somos todos seres feitos para socializar e eu própria sou uma pessoa. Mas enfim.

E, em segundo lugar, que não existem empregos perfeitos, nem ambientes de trabalho perfeitos. Que existem sempre prós e contras em qualquer lugar. Que o dinheiro não é tudo. Ora o salário é bom, mas o trabalho não nos estimula nem nos satisfaz; ora o trabalho é desafiante ou faz-se bem, mas o salário não lhe faz jus. E que, em qualquer lado, existem falhas de comunicação. Que existem pessoas más, venenosas e desagradáveis, mas também pessoas boas, gentis e prestáveis.

Talvez, no fim de contas, o importante não seja o não estar parado, o estar a fazer alguma coisa. Talvez o importante não seja ganhar bem. O importante será sentirmo-nos bem. Estarmos bem. No máximo, sermos felizes.

Mas…como raio podemos saber o que nos fará sentir melhor e o que nos fará felizes? Se não passarmos pela experiência, como saberemos? E se a experiência nos desilude e não corresponde às expectativas? E se acaba por nos deixar infelizes? Pois…

A verdade é que, se não tivesse passado por esta experiência, nunca saberia se gostaria ou não. Continuaria a pensar no assunto. Mais vale passar pelas coisas do que nunca experimentar e ficar na incerteza, a pensar em todas as possibilidades. No entanto, com tudo isto, voltei à estaca zero. E não tenho dúvidas de que não me sinto preparada para mais uma temporada de incertezas. O que sei é que não consigo sentir-me bem, tranquila e em paz comigo mesma estando assim, na incerteza, sem um plano ou um rumo definido e que me motive. E encontrar uma motivação ou um simples plano sempre foi o meu grande problema.

1 comentário:

  1. Também não gosto de pessoas, não estás sozinha ahah.
    Sempre acabaste por tirar uma lição desta fase/emprego. Espero que surja uma nova oportunidade e que desta vez corra melhor!

    ResponderEliminar