Letters by Rachel

O desenho faz parte de mim desde a infância. Mesmo durante a adolescência, ao longo da universidade e na minha vida enquanto trabalhadora, continuei a desenhar. Arranjava sempre um tempinho, mesmo que fosse só uma vez por mês. Nunca frequentei cursos de desenho, nem aulas para além das obrigatórias no ensino básico; evoluí por mim própria, inspirando-me em artistas e em referências e tutoriais que ia vendo. Embora o meu percurso tenha sido completamente diferente, eu sempre sonhava em fazer, profissionalmente, algo relacionado com artes ou actividades criativas. Talvez tenha sido por isso que mantive o desenho como parte da minha vida. 

Em 2018, conheci o lettering, fiquei encantada e quis aprender sobre o assunto. Uns meses depois de ter feito o primeiro curso online da minha vida e de ter aprendido os básicos desta arte, criei uma página no Instagram para mostrar os meus trabalhos nesta área e divulgar o que começara recentemente a aprender e a fazer. A página começou com um outro nome, mas, algum tempo depois, alterei-o para Letters by Rachel



Letterin...quê?


O lettering é a arte de desenhar letras, e de combinar e dispor diferentes letras e palavras de uma forma coerente, equilibrada, harmoniosa, apelativa e com sentido, para transmitir uma mensagem e/ou chamar a atenção, podendo, ou não, ser combinada com elementos decorativos, diferentes cores e padrões. 

Assim sendo, Letters by Rachel parece um nome óbvio – letras desenhadas por mim. Mas, para além de querer dizer "letras", "letters" também significa "cartas". Cartas trazem e levam mensagens. E é isto que também quero transmitir. Mensagens sob a forma de frases desenhadas. Porque não são apenas simples frases – são palavras com um significado muito maior e mais profundo do que aquele que se vê à primeira vista. 



O que se faz com lettering?


Deparei-me com este termo pela primeira vez no Instagram, quando conheci as páginas de algumas artistas brasileiras cujas fotos eram apenas dos seus trabalhos. Através desta arte, criavam uma peça de decoração unicamente composta por letras e palavras – que actualmente se vê imenso por aí. De facto, frases inspiradoras desenhadas com letras bonitas e trabalhadas, combinadas para criar um resultado harmonioso, equilibrado e atractivo, estão presentes em todo o lado. 

O lettering, a arte de desenhar letras, pode ser aplicado em:

  • Quadros 
  • Canecas 
  • Caixas de madeira 
  • Frascos 
  • Peças de roupa 
  • Tote bags 
  • Marcadores de livros 
  • Paredes 
  • Eventos festivos (identificação de mesas e nomes dos ocupantes de cada mesa, ou uma parede decorativa e "instagramável", por exemplo) 
  • Entre outros – até onde a imaginação permitir, na verdade, desde que exista uma superfície onde se possa escrever. 



Os produtos Letters by Rachel


Com a página no Instagram, para além do desejo de mostrar os meus trabalhos e divulgar o que começara a aprender, tive um objectivo muito maior e mais ambicioso, alimentado pelo sonho de fazer, profissionalmente, algo relacionado especificamente com o desenho: criar produtos personalizados, ao gosto de cada cliente.


Por enquanto, apenas fiz pequenos quadros, canecascaixas de madeira personalizadas, pelo que estes são os produtos que forneço de momento. 

Contudo, gostaria de aplicar esta arte das letras em muitos mais produtos. Depois de tentar e testar com sucesso, estes estarão também disponíveis. 



Um produto personalizado e feito à mão versus um produto industrial 


É muito comum vermos diversos produtos com frases em grandes superfícies comerciais, especialmente em lojas de decoração. Por isso, as pessoas podem pensar que basta ir a qualquer loja, física ou não, e comprar um produto com uma frase sem gastar muito. Contudo, estes produtos são feitos em massa, embalados e elaborados de forma fria e automática, com uma frase standard que já estamos todos cansados de ver, feita a computador e impressa, e qualquer pessoa pode ter um produto daqueles – é só ir à loja e adquiri-lo. 


Os meus produtos distinguem-se destes, uma vez que são:

- Personalizados, ao gosto do cliente; 
- Totalmente pensados, estudados e trabalhados para ficarem exactamente como o cliente deseja; 
- Únicos; 
- Exclusivos; 
- Feitos à mão; 
- Feitos com todo o carinho e dedicação, destinados a personalizar, a dar vida e alegria e a mimar espaços, casas e corações. 

E mesmo que duas pessoas peçam um mesmo produto com uma mesma frase, nunca serão totalmente iguais. Em primeiro lugar, por serem feitos à mão, e, em segundo, porque uma das coisas mágicas no lettering é que existem infinitas possibilidades de desenhar uma mesma frase. 



Como funcionam as encomendas? 


O cliente escolhe:

- O produto pretendido;
- Respectivas dimensões (no caso de quadro, por exemplo);
- A frase, ilustração, ou conjunto de frase e ilustração que pretende;
- O esquema de cores.


Adicionalmente, poderá incluir, se aplicável: 
  • A data em que pretende ter o produto pronto (no caso de ser para oferecer a outra pessoa num dia específico, por exemplo), sendo que, neste caso, é aconselhável encomendá-lo com a maior antecedência possível
  • Alguma referência, isto é, uma imagem de alguma peça ou produto de que tenha gostado. Realço que, neste caso, apenas usarei a(s) referência(s) como inspiração e que não copiarei inteiramente uma arte no seu todo, uma vez que tal é considerado plágio.
A questão da antecedência torna-se também importante nos casos em que tenha que adquirir material específico para a elaboração da arte. Isto porque, no meu concelho de residência (Ponta Delgada – Açores), a oferta de material de papelaria é muito reduzida. Poderá, assim, ser necessário encomendar material online e aguardar a sua chegada para só depois iniciar o trabalho.

Todas estas informações são enviadas para mim, através de mensagem privada na minha página do Instagram ou por e-mail (método preferencial). 

Após receber o pedido, e tendo em conta que existem inúmeras possibilidades de desenhar uma frase (diferentes layouts, tipos de letra, etc.), enviarei ao cliente algumas hipóteses possíveis em termos do design, para que escolha o que mais lhe agradar e/ou que faça alguma outra sugestão, de modo a ficar inteiramente ao seu gosto. 

Depois de toda a partilha de sugestões, de toda a troca de ideias e da escolha do design definitivo, enviarei ao cliente o rascunho final. E, por fim, finalizarei a peça. 



E quanto a preços? 


Uma vez que cada produto é único, não existem valores fixos. O preço de cada peça é cobrado tendo em conta as horas de trabalho que despenderei.

Porquê cobrar por hora? Porque foi a forma que considerei mais justa.


A título de exemplo: um pequeno quadro com uma frase a preto e branco, com um único tipo de letra, não se faz no mesmo período de tempo, nem com os mesmos materiais, que um quadro maior, colorido, com diversos tipos de letra, com desenhos decorativos alusivos. Nem exige a mesma preparação nem o mesmo estudo. 


Para além disso, caso necessite de adquirir algum material para elaborar o produto – uma moldura para um quadro, uma caixa para personalizar, ou até mesmo uma caneta específica para determinado trabalho –, este também será contabilizado no preço, tal como o custo dos portes de envio, nas situações em que terá que ser enviado por correio. 


Assim, o valor a cobrar terá em conta: 


  • As horas despendidas na elaboração do produto, desde o rascunho até à arte final (ou seja, a complexidade do trabalho); 
  • O custo de algum material imprescindível à realização do trabalho; 
  • O custo do envio; 
  • O tipo de cliente e de trabalho (os valores serão diferentes caso se trate de uma empresa, por exemplo).

Importa também realçar que se trata de um produto personalizado. É um produto único, que nunca ninguém terá igual, pensado especificamente para aquela pessoa e feito à mão. Estes aspectos elevam o seu valor.


Podes conhecer aquilo que faço através da minha página do Instagram, @letters.by_rachel

Para encomendas, envia-me mensagem privada através da página, ou e-mail para lettersbyrachel[at]outlook.com.

Se gostares do meu trabalho e mesmo assim não quiseres encomendar nada, ficaria muito feliz e agradecida se o partilhares, para que possa chegar a mais pessoas ❤

Sem comentários:

Enviar um comentário