11/01/20

Objectivos realistas


Quando olho para a lista de objectivos que escrevi no ano passado, sinto que o único que consegui concretizar foi o de ser capaz de tomar café sem açúcar - yay! E também que fiz progressos quanto ao meu objectivo de reclamar menos. Mas tudo o resto ficou por cumprir. Como já antes referi, 2019 foi um ano estranho.

Assim sendo, mantenho, para este ano, alguns dos objectivos do ano passado:

- Ir ao congresso da APN – para aprender coisas novas e sair daqui por um bocadinho, aliando esta aprendizagem com uma mudança de ares e reencontros;
- Procrastinar menos – para poder dedicar o meu tempo livre a coisas realmente interessantes e produtivas; para poder ler mais, escrever mais e desenhar mais. Assim, quero ser capaz de passar menos tempo nas redes sociais, deixar de adiar coisas importantes e/ou interessantes por pura preguiça e ver menos filmes e séries para poder fazer algo de produtivo em vez disso;
- Fazer o novo curso de lettering – para aprender mais sobre esta arte e para aprender a dar uns toques ao nível do digital (eu adquiri este curso no final de 2018 e passou todo o ano de 2019 caído no esquecimento, mas ignoremos isto);
- Voltar a acordar cedo – porque é óptimo e é algo que funciona comigo, no sentido em que me sinto muito mais produtiva e motivada e o dia rende muito mais;
- Fazer uma viagem – porque, lá está, não fiz uma única viagem no ano passado à excepção de meia dúzia de dias em Lisboa (coisa que nem conto como viagem), e um ano sem pelo menos uma viagem parece-me um ano desperdiçado.

E, para além destas, há mais algumas coisas que gostaria muito de fazer este ano.



Ir ao concerto dos Anathema
Esta banda foi a minha redescoberta musical de 2019. Conhecia muito pouco deles, mas aquilo que conhecia nunca me tinha tocado verdadeiramente, motivo pelo qual nunca me tinha posto à descoberta de mais. É engraçado como a nossa forma de apreciar uma mesma coisa pode ser tão diferente com o passar do tempo. No final do ano passado, ouvir por mero acaso uma música desta banda deixou-me encantada, arrepiada e tão curiosa por mais. Foi um gatilho para ouvir tantas outras mais. Ouvi álbuns atrás de álbuns e deliciei-me. Em tão pouco tempo, já os considero uma das minhas bandas favoritas.

Ir à Harry Potter Exhibition
Sendo eu uma grande fã desta saga desde que saiu, esperando sempre ansiosamente pelo próximo filme ou pelo lançamento do próximo livro, e tendo sido os livros de Harry Potter que me presentearam com o gosto pela leitura, isto é algo que não queria mesmo perder. Ainda para mais tendo em conta todas as opiniões positivas que tenho lido.

Começar…algo novo
Algo que já tinha em mente no ano passado, mas que foi ficando para segundo plano devido às circunstâncias. Gostava que este ano fosse realmente o ano em que o pusesse em prática, mas novas circunstâncias estão a obrigar-me a deixá-lo novamente como uma espécie de backup plan, porque prefiro concentrar-me numa coisa de cada vez. Por enquanto, não revelarei do que se trata. Apenas quando as coisas já estiverem em andamento.

Pôr em prática o meu “Projecto Reescrita” e escrever 200 palavras por dia
Gostava mesmo de voltar a escrever. De voltar ao meu universo de histórias. E gostava muito de reescrever o meu “livro” – que eu ponho entre aspas porque não é um livro físico e existe apenas no meu computador. Terminei-o quando ainda estava na faculdade, depois comecei o segundo volume da saga - pois, eu tinha uma trilogia em mente - mas, a fim de certo ponto, abandonei-o(s). E, de há uns tempos para cá, começou a regressar, ainda que aos poucos, esta vontade de voltar a pegar neles e de terminá-los. Mas, mais do que isso, de reescrevê-los. Porque, com a vontade de voltar a escrever, veio um turbilhão de ideias novas e uma nova versão da história, que eu acho que iria funcionar muito melhor do que aquilo que já está escrito. Para além de que a minha idade e maturidade são outras, o que se irá reflectir no conteúdo e na forma de escrever.
Para isso, achei por bem propor-me a escrever 200 palavras por dia. Um objectivo simples, realista, com um grande resultado a longo prazo.
Bem, acontece que o ano ainda agora começou e já estou a falhar redondamente. Infelizmente, tal como está a acontecer com o “algo novo” que falei acima, as circunstâncias actuais estão a empatar-me um pouco. Talvez este seja um objectivo em que seja legítimo dizer que começo no próximo mês.

Remodelar o meu quarto
O nosso quarto devia ser o nosso santuário e o nosso espaço preferido, mas, no meu caso, não é uma divisão de que goste assim tanto, e, basicamente, só o uso para dormir e trocar de roupa. Porque me enerva devido à falta de espaço. É minúsculo e não sei como posso dispor os móveis para o tornar mais espaçoso e confortável e para o tornar num espaço do meu agrado e onde eu queira mesmo estar. Não tenho pensado na questão da remodelação porque penso que poderei ter um quarto ao meu gosto quando tiver a minha própria casa. Porém – e infelizmente –, isto ainda parece estar longe de acontecer, pelo que quero começar a sentir-me bem no meu quarto o quanto antes, em vez de continuar a esperar. Talvez comece por pintar os móveis ou por arranjar uma nova estante para os meus livros.

1 comentário:

  1. Objetivos mais do que realistas. Espero que os alcances!

    Um beijinho

    ResponderEliminar