15/09/18

Coisas que mudaram em mim #2



Perdi a paciência para “fazer praia”.

Não me interpretem mal; adoro o mar e acho que este sentimento nunca irá embora. Gosto de estar à beira-mar, seja num café ou num restaurante, seja simplesmente a andar a pé. Gosto de me sentar na areia e ficar a observá-lo, quase como que hipnotizada pelo vai e vem das ondas e pelo som da rebentação. Gosto do cheiro a maresia no ar. E, para mim, dar um mergulho no mar é uma das melhores sensações do mundo.

Uma coisa é ir à praia de vez em quando, ir de propósito para dar um mergulho ou dois, ficar lá uma hora ou duas, no máximo, e ir embora. Outra coisa é “fazer praia”; ou seja, é passar diversas horas na praia ou um dia inteiro, ou ir à praia durante dias seguidos.

Vivo numa ilha, e, como tal, tenho mar a toda a volta. Posso vê-lo todos os dias, se assim o quiser, bem como posso ir à praia todos os dias, se for essa a minha vontade. Durante anos, fez-me impressão aquelas pessoas que viviam a quilómetros de distância do mar, que passavam horas em viagem para chegarem à praia mais próxima e que só conseguiam ir à praia meia dúzia de vezes – ou menos – num Verão inteiro. Isto porque, para mim, o mar e a praia sempre foram coisas banais e sempre estiveram acessíveis e a poucos minutos de distância.

E, por isso, devido ao facto de ir à praia ser tão normal e tão fácil para mim, fazia-o praticamente todos os dias durante as férias de Verão, e adorava. Tal como adorava passar horas e dias inteiros na praia, a aproveitar o mar e o sol.

Nos últimos anos, porém, comecei a cansar-me disto. Por outro lado, agora prefiro ir à praia apenas quando sinto mesmo aquela vontade e aquela saudade de um bom mergulho no mar, de sentir aquela frescura da água e aquela sensação de liberdade e de leveza. E, mesmo assim, mesmo quando isso acontece, contento-me em ficar apenas uma ou duas horas na praia. Mais do que isso torna-se desgastante. Fico farta do calor e cansada de estar sentada ou deitada na toalha durante muito tempo. Para além de ficar farta do barulho que fazem as pessoas à minha volta.

Ir à praia de manhã é óptimo, pois está muito mais calma. Num dia nublado, também é bom, pois, para além de estar calma, está menos calor e consigo ficar na toalha a ler. Numa tarde de Inverno, apenas para passear à beira-mar, também me sabe bem. Ir no Verão quando a vontade aperta, somente para dar um bom mergulho e ir embora pouco tempo depois, é mesmo perfeito para mim. Porque passar um dia inteiro na praia ou ir à praia por vários dias seguidos revelou-se-me uma completa perda de tempo. Sinto que desperdiço horas de vida entre o mar e a toalha, e este sentimento ainda é maior e mais frustrante quando passo grande parte do tempo na toalha, quase a dormir, completamente cansada do sol e do calor e farta de ouvir vozes à minha volta – ainda há pessoas que não têm a noção de espaço pessoal, que não compreendem que há gente que gosta de ir à praia para relaxar e que não controlam o volume de voz. Pior ainda é quando não tenho nem um guarda-sol, nem um livro.

Portanto, sim, continuo a gostar de praia no Verão, mas moderadamente. Apenas quando quero mesmo lá ir.

3 comentários:

  1. Sou como tu, quando vou gosto de aproveitar o dia na praia e não quer dizer que lá fique muito tempo, acho que nunca fiquei um dia inteiro na praia aliás... Gosto de ficar a torrar na toalha, até por que muitos anos a fazer piscina me deixaram com um pouco de medo de me aventurar no mar mas quando há oportunidade lá vou molhar-me, embora a água das praias do Norte seja gelada como tudo...
    Gosto de ir de manhã cedo, menos pessoas, menos barulho... O civismo perdeu-se em todo o lado...

    ResponderEliminar
  2. também andava como tu no ano passado mas este ano só queria estar na praia e até me custou ir para a serra da estrela nas férias e estar longe do mar!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro praia e gosto de ficar a derreter ao sol algumas vezes mas fazer isso durante por exemplo quinze dias seguidos (a minha madrasta faz isso nas férias de verão --') não aguento. Ao fim de uns dias só quero estar sentada debaixo do chapéu ou outra coisa qualquer que não seja ir virando como se fosse um frango a assar (bela imagem ahah)

    ResponderEliminar