Nunca tinha ouvido o termo lettering na minha vida, nem sabia que fazer um desenho apenas com uma frase era algo legítimo, apesar de a frase ter letras bonitas e coloridas e de, no seu todo, criar um resultado harmonioso. Não sabia, sequer, que existiam tantas pessoas que se dedicavam a essa arte – a arte de desenhar letras. Eu apenas tinha visto imagens destas “frases desenhadas”, e foi isso que o meu subconsciente foi buscar quando comecei a desenhar para expressar os meus sentimentos, em 2016/2017.
Deparei-me com a palavra lettering pela primeira vez no Instagram, quando conheci as páginas de algumas artistas brasileiras cujas fotos eram apenas dos seus trabalhos: frases desenhadas, de uma forma tão bonita e com cores e padrões que combinavam tão bem entre si, que criavam um resultado tão harmonioso e apelativo. Foram elas que, de alguma forma, chegaram ao meu perfil e me enviaram pedidos para seguir – apenas para promoverem a sua página, percebi um tempo depois –, e eu, depois de entrar nas páginas delas para ver quem eram, fiquei encantada com o que faziam e não resisti em segui-las.
O lettering é, de facto, a arte de desenhar letras, e de combinar e dispor diferentes letras e palavras de uma forma coerente, harmoniosa e com sentido, para transmitir uma mensagem e/ou chamar a atenção. Essas artistas que eu segui e que se dedicavam a essa arte faziam sobretudo quadros, à mão ou num meio digital, e vendiam-nos. Ou então apenas desenhavam frases nos seus cadernos. Seja como for, criavam uma peça de decoração unicamente composta por letras e palavras – que actualmente se vê imenso por aí –, coisa que eu achei fascinante. Afinal, pensei, viver da arte não implica fazer quadros abstractos ou desenhos realistas que mais parecem fotografias.
Eu olhava para os trabalhos dessas artistas e pensava no quanto gostaria de saber fazer algo assim. Pensando, erradamente, que tinha apenas que ver com dom e com “jeito”, que não existiam regras para fazer aquele tipo de trabalho, que não existiam, sequer, cursos para aprender aquilo. Mas não fiz nada para tentar, nem pesquisei sobre o assunto. Até ao dia em que vi um vídeo de uma dessas artistas, acerca de motivação, em que ela perguntava algo do género Qual é o teu objectivo? Ser o maior artista de lettering da tua região?. Só aí se acendeu uma luzinha na minha cabeça, especialmente depois de me ter apercebido, através delas, a quantidade de oportunidades de negócio que o lettering podia oferecer. No dia a seguir, estava a pesquisar sobre cursos de lettering.
Sem comentários:
Enviar um comentário