12/09/20

Letters by Rachel #3 - O projecto

Através de um curso online, aprendi o básico dos básicos acerca do lettering. Aprendi, entre outras coisas, as regras principais, a montar uma composição e a começar a usar materiais dos quais nunca tinha ouvido falar antes: os marcadores caligráficos e as brushpens. Ao longo do curso, comecei a entusiasmar-me cada vez mais, e a alegria de desenhar regressou. Foi como se me tivesse reencontrado após um longo período tão negro.

Depois de terminar, comecei a criar as minhas primeiras composições – os meus primeiros letterings –, e uns dois meses depois, ganhei força e coragem para criar a minha página no Instagram dedicada a estes meus trabalhos. Criei a página para mostrar os trabalhos e divulgar o que começara recentemente a aprender e a fazer, mas, para além disso, eu tinha um objectivo muito maior e mais ambicioso. Eu fora inspirada pelas tais artistas brasileiras, e queria ser assim, como elas, ganhando a vida com a minha arte. 

Lettering não é apenas quadros. Se virmos bem, frases inspiradoras desenhadas com letras bonitas e trabalhadas, combinadas para criar um resultado harmonioso, equilibrado e atractivo, estão presentes em todo o lado. Quadros, canecas, caixas de madeira, peças de roupa, tote bags e até mesmo paredes são apenas alguns exemplos. As oportunidades de negócio são imensas, e, como me encontrava desempregada, isso também me motivou. 


Por enquanto, apenas fiz pequenos quadros e caixas de madeira personalizadas, mas gostaria de aplicar esta arte das letras em muitos mais produtos. Pretendo fazer produtos personalizados, ao gosto de cada cliente. Em que o cliente escolhe o tipo de produto que quer, a frase, as cores e tudo o mais, e que acompanhe todo o processo de modo a ter um produto totalmente ao seu gosto, tal qual como – ou melhor do que – idealizara. E todos estes produtos que virei a criar serão únicos e totalmente feitos à mão. Mesmo que duas pessoas peçam um mesmo produto com uma mesma frase, nunca serão totalmente iguais. Em primeiro lugar, por serem feitos à mão, e, em segundo, porque uma das coisas mágicas no lettering é que existem infinitas possibilidades de desenhar uma mesma frase. 

É muito comum, no entanto, vermos diversos produtos com frases em grandes superfícies comerciais, especialmente em lojas de decoração. Por isso, as pessoas podem pensar que basta ir a qualquer loja, física ou não, e comprar um produto com uma frase sem gastar muito. Contudo, estes produtos não se podem comparar com aquilo que eu tenciono fazer. Esses são produtos feitos em massa, embalados e elaborados de forma fria e automática, com uma frase standard e que já estamos todos cansados de ver, e qualquer um pode ter um produto daqueles – é só ir à loja e adquiri-lo. Nunca terão o mesmo valor de um produto personalizado, ao gosto do cliente, totalmente pensado, único, exclusivo, com diversas horas de trabalho por trás, feito com todo o carinho e à mão, em vez de feito a computador e impresso. Estas são as grandes diferenças entre eles, e este é o meu grande objectivo com a minha página e com a minha constante aprendizagem no mundo do lettering: criar produtos personalizados e únicos, e levar a arte – a minha arte – a diversas casas, espaços e corações.

Sem comentários:

Enviar um comentário