14/07/18

Coisas que mudaram em mim #1



Passei a gostar de café.

Eu só gostava de tomar café se fosse com leite. Fosse café solúvel, galões, meias de leite; até um café expresso tinha que levar um pouco de leite para que conseguisse bebê-lo – coisa que, aqui nos Açores (ou em São Miguel, pelo menos) chamamos de “garoto”. Sem leite era “deslavado”, desenxabido e sem graça, para além de ser servido numa coisinha minúscula – qual era o gozo de se pagar por algo tão pequeno e que ia acabar em segundos?

A primeira vez que provei um expresso foi num restaurante de fast-food em que o café estava incluído no menu. Como era oferecido, pensei Por que não provar?. Mas não gostei, e passei anos sem lhe dar outra oportunidade.

Até ao dia em que estava de férias, sozinha, com um calor de matar em pleno Verão e tive uma vontade enorme de ir para uma esplanada e de ficar lá um pouco, à sombra. O problema das esplanadas era a obrigação de se consumir alguma coisa, e nunca havia nada que me apetecesse. Sou fã dos cafés nos dias mais frios, em que me delicio com uma bebida quente. Mas, no Verão, é mais complicado para mim. Sento-me a comer um gelado, mas nem sempre me apetece. Sumos é coisa que não bebo e que evito ao máximo, e cerveja é coisa que não gosto. Ir para uma esplanada beber água também me parecia estúpido. Sendo assim, o que pedir? Optei, então, por dar outra oportunidade ao bendito e popular café.

Soube-me melhor do que a primeira vez que experimentei. Na verdade, até me soube bem. E, a partir daí, passei a tomar mais vezes. Devagarinho; primeiro raramente, depois com mais frequência ao longo da semana.

Para mim, o café foi daquelas coisas que primeiro se estranha, mas que, depois, se entranha. Para quem não lhe achava a mínima piada e só o bebia se tivesse muito ou pouco leite à mistura, agora é ver-me a tomar um todos os dias – e a tomá-lo sempre cheio.

Vejo pessoas que bebem café por necessidade. Conheço quem fique com dores de cabeça devido à falta de um café, ao passo que há outras que o bebem para se sentirem acordadas. Eu, contudo, tomo-o simplesmente por gosto. Se não me apetecer tomar num determinado dia, não tomo, e não fico com dor de cabeça por causa disso. E, no que toca ao seu poder estimulante e de me manter desperta, não o noto. Até já me aconteceu começar a bocejar depois de tomar café, e já me perguntaram como foi que sobrevivi à faculdade sem o café como aliado.

Tomo apenas porque gosto, e acho óptimo que seja acessível em termos económicos e que seja tomado em qualquer altura do ano – mesmo num dia de Verão com um calor de matar – e a qualquer hora. Espero, um dia, vir a ser capaz de o tomar sem açúcar – ponho muito pouco, na verdade, por isso acho que ainda vou conseguir. Já não passo sem um, e sabe-me sempre bem depois do almoço ou nalgum convívio.

8 comentários:

  1. Há muitos anos que bebo café, comprei uma máquina que aqui em casa só eu a uso... depois chego ao trabalho e bebo outro, se me lembrar depois do almoço bebo outro. Não é algo que não consiga passar sem, mas há uns meses devido a uma dieta imposta para uma operação tive de parar de beber por dois dias e custou-me imenso pois a primeira coisa que faço de manhã é mesmo isso, beber café. Mas assim como a ti não me desperta e passei toda a universidade sem lhe recorrer.

    ResponderEliminar
  2. Eu também comecei assim gradualmente, hoje em dia, já bebo sem leite e até sem açúcar. Antes acahava ser impossivel beber o café sem açúcar, mas fui diminuindo a quantidade do pacote gradualmente, até já não fazer diferença. Vai tentando :)
    Também bebo por prazer, mas se tivesse que escolher entre café e chá, sem dúvida que escolhia o chá.
    O meu namorado sofre muito com enxaquecas e cefaleias (dores de cabeça comuns) e ele diz que o café, não sabe porquê, ajuda a diminuir a intensidade da dor.
    Ah é verdade, aqui no continente também chamamos garoto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também escolheria o chá. Sou doida por chá :D
      É efeito da cafeína, isso de reduzir a dor de cabeça ;)
      Que giro, pensei que usassem outro termo :P É que também já ouvi "café pingado" e pensei que fosse isso :P

      Eliminar
  3. Café não gosto só daquele fraquinho o chamado café da borra :P

    Madrid é lindo e ainda deixei muito para ver! Só não recomendo que visites na época de Verão, é mesmo muito quente. O Parque Del Retiro é maravilhoso. Pena não ter visto tudo mas pronto fica para a próxima ;)

    ResponderEliminar
  4. Será que ainda vou passar a apreciar café também? xD é que tu eras como eu sou, só consigo beber café com leite... mas gosto tanto do cheirinho! :P

    r: Eu acho que também vou ter esse choque inicial com a sétima temporada de Once Upon a Time, mas quero muito ver e concluir a série porque foi, realmente, uma das minhas favoritas e merece que a conclua :')

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah :P O cheirinho a café é mesmo tão bom...! *-*

      Claro, tens que ver :P É só no início que se tem esse choque, depois habituas-te ;)

      Eliminar
  5. Anónimo18.7.18

    Eu era como tu, também não gostava e agora bebo bem. Não é das minhas coisas favoritas, mas aprecio de vez em quando. Por mais estranho que pareça, alguns dos melhores cafés que bebi foram-me servidos pelas máquinas da faculdade haha.

    ResponderEliminar
  6. Sempre gostei de café por acaso. E às vezes sabe-me mesmo bem beber, outras vezes é uma forma de me passar a dor de cabeça.

    ResponderEliminar