06/07/18

Recomeçar



A falta de motivação, o cansaço, o desinteresse e a fase negra e de tristeza absoluta pela qual passei fizeram com que o meu antigo blog caísse no abandono. Passei a ir lá muito raramente, em momentos de coração apertadinho, apenas para despejar tudo o que estava a sentir. Já não esperava que alguém me lesse, tão-pouco que deixassem comentários; só queria desabafar, já que, offline, não tinha com quem o fazer. Ou talvez tivesse, mas nunca me senti à vontade para desabafar com ninguém – mesmo com pessoas próximas – e tive, até, vergonha dos meus próprios sentimentos e pensamentos.

Assim, quase de um momento para o outro, o meu blog passou de refúgio e de local de partilha a uma espécie de caixote do lixo, onde passei a deitar toda a porcaria que a minha mente me dizia e fazia pensar. É uma comparação tão feia, mas não deixa de ser adequada. Por isso, quando resolvi regressar ao mundo dos blogs, nem pensei duas vezes e optei por criar um novo. Ninguém quer regressar a um caixote do lixo; ninguém gosta de, aliás, passar por um caixote do lixo. O blog sofreu uma mudança tão drástica como resultado da minha própria mente e tornou-se num espaço negro, triste e depressivo que já não me fazia sentir em casa. Provavelmente, foi também esta alteração de conteúdo que afastou os meus seguidores. Para além disso, continha memórias agora agridoces. Uma solução podia ser apagar as publicações mais depressivas e as que despoletavam as recordações mais dolorosas. Mas até isso me pareceu...como que errado. Porque foram coisas que não deixaram de acontecer e pensamentos que não deixei de ter. E acho que, mesmo que tivessem sido eliminados, continuariam presentes. Como cicatrizes.

Acho, contudo, que recomeçar não significa necessariamente terminar algo e começar outro algo completamente novo. Por vezes, recomeçar pode ser fazer a mesma coisa, mas de uma forma diferente.

Este blog até é semelhante ao outro, na verdade, mas em termos visuais. Mantive o mesmo esquema e criei as mesmas páginas; apenas alterei as cores porque assim me apeteceu – embora a minha preferida seja o azul, ver azul sobre branco só me fez pensar nos CV's criados no Europass. A grande diferença que espero estabelecer entre este e o meu antigo blog, daí a questão de se fazer a mesma coisa, mas de outra maneira, será em termos de conteúdo: precisamente, não tornar este blog num caixote do lixo. Isto e não escrever de cabeça quente. É algo que prejudica, não só a nós, como aos outros – e eu, nos últimos tempos, experienciei bastante isto, e de formas nada agradáveis.

No entanto, para além de recomeçar enquanto blogger, estou, também, numa fase de recomeços a nível pessoal e profissional. É engraçado que, quando criei o My Life..., também estava prestes a recomeçar, a iniciar uma nova etapa. Agora, que comecei o Amongst Stars, estou a passar pelo mesmo.

Bem, é mais uma fase de tremenda confusão, dúvidas intermináveis e de uma incerteza sufocante, mas que, mais tarde ou mais cedo, culminará num recomeço – pelo menos, assim o espero. Passei metade deste ano no mesmo negrume com que terminei o ano anterior. Resta a outra metade. Existe a oportunidade de a tornar diferente. De recomeçar. Visto desta perspectiva, acho que tudo se torna ainda mais assustador.


PS: Nem o próprio blog eliminei; aliás, até deixei, na minha página Library, os links para as opiniões de livros que li. Estas publicações, em especial, deram trabalho. E eu coloquei nelas bastante dedicação. É algo sobre o qual adoro falar, os livros. Trabalho deste género não é para ser deitado fora, na minha opinião.

4 comentários:

  1. É natural olharmos para publicações de há alguns anos e não reconhecermos a pessoa que escreveu aquilo mas não é algo necessariamente mau, as pessoas crescem e mudam. Mas concordo contigo quanto ao sentimento de tornar os locais em "caixotes do lixo", acaba por se tornar um hábito e é uma catadupa de publicações focadas somente em assuntos negativos, acaba por cansar quem lê (e quem escreve também). É óbvio que os momentos maus continuarão a existir mas não podem ser o todo de um espaço. Acima de tudo pensa em criar um lugar que tu própria gostasses de ler :)

    ResponderEliminar
  2. Senti isso mesmo, que o antigo blog já não era eu, que tinha demasiada negatividade. To new starts!

    ResponderEliminar
  3. P.S Desculpa mas não queria divulgar assim quem era, de forma tão pública...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo e respeito isso :) Mas fiquei mesmo com curiosidade... :P

      Eliminar