29/10/18

Cabelo comprido é bom, mas curto é melhor

O antes (2017) e o agora.
Mantive o cabelo comprido durante anos, até ao dia em que me fartei.

Fartei-me de demorar tanto tempo a lavá-lo e a secá-lo e fartei-me que me incomodasse, de tal maneira que passei a apanhá-lo para tudo: primeiro, era só para lavar a cara e os dentes; depois, para estar ao computador a trabalhar; e, por fim, até para comer senti a necessidade de o apanhar. E, quando comecei a pensar no Verão e no calor, a ideia de cortar o cabelo tornou-se definitiva.

Confesso que, nos primeiros dias, detestei ver-me com o cabelo curto e arrependi-me de o ter cortado tanto. Mas, quando comecei a habituar-me, comecei a gostar. E, agora, adoro o meu cabelo curto. De tal maneira que só vejo vantagens nele.



Leveza

A vantagem mais óbvia é mesmo esta: o sentir-me leve e fresca. O cabelo comprido parece acabar por pesar, para além de se tornar aflitivo nos dias de calor.

Mas, para além da leveza em termos físicos e por mais estranho que isto possa parecer, foi como se também me sentisse mais leve a nível psicológico. Toda a gente que me viu com o cabelo acabado de cortar me disse, sem excepção, que me ficava muito bem, e muitas dessas pessoas ainda acrescentaram que estava melhor do que dantes. Algumas até me disseram que eu parecia estar a envelhecer com o cabelo tão comprido, como se, realmente, fosse um peso que me puxasse para baixo. Tudo isto foi um boost para a minha auto-estima. E senti-me como se, ao cortar o cabelo, “cortasse” também as coisas más e que me punham para baixo, deixando-as para trás.

Poupança de tempo...

Como já disse, demorava imenso tempo a lavar e a secar o cabelo, e, por isso, regra geral detestava os dias em que tinha que o lavar – ainda bem que não precisava de o fazer todos os dias, nem dia sim, dia não. É que não era apenas lavar e secar...o pior de tudo era mesmo a parte de o desembaraçar. E isso também me acontecia nos dias de muito vento, em que ficava com o cabelo cheio de nós.

Agora, nem me importo se tiver que o lavar várias vezes numa semana. Não me custa mesmo nada, pois é muitíssimo mais rápido. Para além de que nem sequer fica com nós, não só nos dias de vento, como também depois de o lavar – o que para mim é para lá de fantástico; só o acto de desembaraçar ocupava imenso tempo e podia acabar por ser bastante frustrante. E até saio de casa sem o escovar, pois não há praticamente nada para escovar.

...e de recursos

O champô passa a durar muito mais, e já nem sinto necessidade de usar condicionador. Também já não seco o cabelo com secador, uma vez que, agora, seca rapidamente. Só vantagens para a carteira, portanto.

Zero incómodos

O vento já não me atira os cabelos todos para a cara. Já posso lavar os dentes sem precisar de apanhar o cabelo. Posso comer à vontade, sem o “perigo” de o cabelo tocar na comida ou ir para dentro do prato – pois, houve vezes em que aconteceu, ou que quase aconteceu; agora que penso nisso, sim, é nojento. Já não fico com o cabelo preso nas portas dos carros ou nas malas e mochilas. Enfim, já não me incomoda em nada.

É sexy

Eu achava bonito tirar fotografias de costas, com o meu cabelo longo a cair sobre elas, a brilhar ao sol com o seu aspecto sedoso. E gostava, no Verão, de sair do mar, apanhar o cabelo e torcê-lo para libertar o excesso de água salgada, enquanto caminhava pela areia. Qual não foi o meu desapontamento ao não poder fazer isso depois de o cortar.

Senti-me feia e horrorosa naqueles primeiros dias depois de sair da cabeleireira, por achar que só com o cabelo comprido me sentia bonita. Mas, depois de me habituar, comecei a ver as coisas com outros olhos.

Não é sexy ter os cabelos atirados contra a cara quando está vento. Nem ter uma cabeleira até à cintura. E, definitivamente, não é sexy querermos comer ou beber e, de repente, o cabelo ser-nos atirado à boca e nós acabarmos por “mordê-lo”.

Sim, cabelos compridos continuam a ser bonitos. No entanto, no meu caso, acho que me sinto mais bonita com ele curto. A minha cara não está tão tapada. Gosto mais de me ver com óculos agora do que com o cabelo comprido. Notam-se mais os fios e os colares quando os uso, já que até os decotes se tornam mais evidentes. Passei o Verão a usar roupas com as costas de fora e gostei imenso do efeito – antes, o cabelo cobria-me as costas todas. Por isso, desengane-se quem pensa que cabelos curtos não são sexy. Eu acho que são, e muito.


A verdade é que eu adorava o meu cabelo comprido. Tratava-o com tanta estima e recebia imensos elogios por causa dele, pois muitas pessoas o achavam muito bonito. Mas acho, cada vez mais, que o cabelo mais curto me assenta melhor e me faz sentir melhor. Para ser sincera, olhando para trás, nem sei como aguentei tanto tempo com o cabelo comprido.

3 comentários:

  1. Anónimo29.10.18

    O que importa é que te sintas bem de qualquer uma das formas! :)

    ResponderEliminar
  2. Ando numa fase em que também me apetece dar um bom corte ao cabelo, vamos lá ver! Ficas super bem!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  3. Eu se tivesse o cabelo liso gostava de experimentar um corte curto. Como ele é ondulado/encaracolado gostava que fosse mais comprido xD
    Mas acredito que curto ajude a poupar em produtos e tempo, eu noto isso quando corto o meu por isso imagino um corte tão radical como o teu.

    ResponderEliminar